fbpx

Descolamento de Retina

Descolamento de Retina

Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento entre essa estrutura e a superfície interna do globo ocular. Esta separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

 

Mas para que serve a Retina? 

A retina é uma membrana muito fina que reveste a superfície interna do globo ocular e é formada por células nervosas. É a estrutura mais sensível e complexa do globo ocular, sendo responsável por captar os estímulos luminosos e conduzi-los ao nervo óptico para que, no cérebro, sejam transformados em imagens. Portanto, uma lesão extensa e não tratada na retina pode evoluir para cegueira total. 

 

O que causa o descolamento de retina? 

O tipo mais comum de descolamento de retina é provocado por uma ruptura na retina por onde penetra o líquido que preenche a cavidade vítrea (localizada entre o cristalino e a retina). Esse tipo recebe o nome especial de descolamento regmatogênico e pode acontecer de forma espontânea (em míopes ou quando existe predisposição genética) ou após trauma direito ou indireto ao globo ocular. 

Outro tipo comum de descolamento de retina é o descolamento tracional, que é muito comum em diabéticos não controlados. Pode ainda ser provocado por doenças inflamatórias ou tumores, provocando o descolamento exsudativo. 

 

Quais os sintomas do descolamento de retina? 

Os sintomas iniciais são “moscas volantes”, isto é, pequenas manchas escuras móveis diante dos olhos, flashes luminosos (fotopsias) , visão  embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui e, nos casos mais graves, perda total da visão.

*O descolamento da retina não está associado a nenhum processo doloroso. 

 

Pode acontecer o descolamento da retina em qualquer idade?

Sim! Porém a maior parte dos casos acontece após os 40 anos de idade. 

A presença de fatores de risco como retinopatia da prematuridade, alta miopia, diabetes descompensado, trauma ocular, tumores ou doenças inflamatórias crônicas, podem antecipar ou predispor o surgimento do descolamento da retina. 

 

Como fazer o diagnóstico do descolamento da retina?

O diagnóstico do descolamento da retina deve ser feito por médico oftalmologista, de preferência retinólogo, através do exame de mapeamento de retina e podendo ser complementado com ultrassonografia ocular caso haja alguma opacidade dificultando a observação do fundo de olho. 

 

Como é feito o tratamento do descolamento de retina? 

 

A indicação do tratamento depende diretamente do tipo, gravidade e extensão do descolamento.

Para o descolamento regmatogênico (com ruptura da retina): 

  • Em casos iniciais a  fotocoagulação a laser pode ser realizada para bloquear a área de descolamento de retina. O objetivo é formar cicatrizes que interrompam a passagem do vítreo e favoreçam a fixação da retina.

Quando a extensão do descolamento é maior ao diagnóstico, será necessária a realização de cirurgia. Existem algumas técnicas diferentes, entre elas: 

  • Retinopexia pneumática – injeção de gás na cavidade ocupada pelo vítreo, como forma de pressionar a área descolada da retina e impedir a passagem desse gel pela rasgadura que se formou. Tanto o gás injetado, quanto o fluido sob a retina serão aos poucos reabsorvidos pelo organismo;
  • Retinopexia com introflexão escleral – implantação de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do globo ocular para pressionar a esclera (o branco dos olhos) a fim de apoiar a retina e facilitar sua aderência;
  • Vitrectomia posterior – técnica mais comumente utilizada nos dias de hoje. Através de micro-incisões, são introduzidos instrumentos de tamanho diminuto para corrigir os defeitos que promoveram o deslocamento da retina. Normalmente associa-se a fotocoagulação à laser. 

Na grande maioria dos casos, apenas uma intervenção cirúrgica basta para reverter o descolamento da retina. Há situações, porém, que requerem novos procedimentos ou a associação de mais de uma técnica terapêutica.

Dependendo da gravidade e da localização do deslocamento da retina, a visão pode não ser recuperada totalmente.

O descolamento de retina é uma urgência médica. Quanto mais precoce é feito o diagnóstico e o tratamento, maior a chance de recuperação visual. 

Procure imediatamente um oftalmologista se notar qualquer tipo de alteração visual.

Dra. Luciana Tenório

fale conosco

Preencha o formulário abaixo ou ligue
para o número (82) 3316-3603 ou Claro/Whats 99318-8078

Avenida Menino Marcelo, 9350, Empresarial Humberto Lobo, Serraria - Maceió - AL 57046-000 Brasil
(Clique aqui para ver no mapa)

× Como posso te ajudar?